Sitecore – Como mudar o item padrão do editor de conteúdo?

Um requisito comum que tenho visto ao trabalhar com Sitecore, especialmente com implementações multi-site, é como mudar o item padrão do editor de conteúdo(content editor).

É bem fácil. Primeiro de tudo, você precisa saber que o item Home é o item padrão do editor conteúdo, conforme mostra a figura abaixo:

home

O item padrão é definido no atributo contentStartItem da definição do site shell. Esta definição se encontra no arquivo Sitecore.config, localizado na pasta App_config. Por padrão, o valor é “/Home”:

<site name=”shell” rootPath=”/sitecore/content” contentStartItem=”/Home”

Usando o exemplo acima, digamos que você queira mudar o item padrão para o item NewHome. Para fazer isso você pode estar pensando “bem, é só atualizar o arquivo Sitecore.config, certo?”

Certo, mas há um porém. Não esqueça que se você alterar este arquivo, o upgrade do Sitecore ficará prejudicado já que este é um arquivo que faz parte do pacote da Sitecore. O que eu recomendaria neste caso, seria criar um novo arquivo de configuração e mudar apenas a propriedade através de um patch. Neste caso, ao atualizar o Sitecore, essa propriedade não se perderia.

Para fazer o patch crie um arquivo de configuração na pasta App_Config/Include conforme mostra abaixo:

newHome

É isso. Para verificar, acesso o editor de conteúdo e você notará que o item selecionado por padrão mudou:

newhomeContentEditor

Para ver este post em inglês, clique aqui

Leave a comment