Ocorreu um problema ao instalar o Sitecore Commerce Server. Qual era e o que fiz para resolvê-lo

No post de hoje eu vou mostrar um erro interessante que eu tive ao reinstalar o Sitecore Commerce Server. Para a sua referência eu segui a documentação oficial de instalação do Sitecore Commerce, disponível aqui.

Vamos ao problema:

Eu havia instalado previamente o Sitecore Commerce e por razões que não interessam ao tema deste post eu decidi deletar a instância existente do Sitecore e reinstalá-la. E foi o que eu fiz. Eu fiz o setup do Sitecore e quando cheguei no passo de instalar os pacotes do Sitecore, mais especificamente o pacote Sitecore.Reference.Storefront.Powered.by.SitecoreCommerce.10.0.xxx.update eu tive o seguinte erro:

 

“Cannot open database “CFSolutionStorefrontSite_productcatalog” requested by the login. The login failed for user ‘DESKTOP-I0Q0N04\CSFndRuntimeUser’.”

A mensagem diz que o login falhou para o usuário DESKTOP-I0Q0N04\ CSFndRuntimeUser no banco de dados CFSolutionStorefrontSite_productcatalog.

E comecei a revisar as permissões do usuário CSFndRuntimeUser  que era um usuário administrador na instância do Windows que eu estava utilizando. Eu conseguia autenticar no SQL Server utilizando esse usuario. Como eu estava conseguindo fazer isso ficou claro que o problema era outro.

Enquanto eu investigava eu notei que quando você instala o Sitecore Commerce Server ele instala o banco de dados MSCS_Admin no Sql Server. Eu percebi também que a tabela Sites tinha dados com o nome do site que eu havia instalado anteriormente. Como eu estava utilizando o mesmo nome eu achei que poderia ter algo a ver. Para ver isso no sql server é so abrir o banco MSCS_Admin e rodar a query:

SELECT TOP 1000 *   FROM [MSCS_Admin].[dbo].[Sites]

Quando eu vi esse registro no banco eu decidi deletar o banco MSCS_Admin, já que era uma instância local e eu poderia fazer isso sem problemas, e instalar novamente o Sitecore Commerce Server. Após realizar isso e chegar no passo de instalar o pacote mencionado acima o problema foi solucionado.  Se deletar o banco não é uma opção para você, bom você ja sabe onde olhar 🙂 e por isso decidi escrever esse post para ajudar aqueles que possam estar meio perdidos com esse erro já que ele não ajuda muito a entender qual é o problema.

 

Leave a Reply

