Configurando um workflow em todos os templates utilizando SPE

Recentemente eu tive que implementar um novo workflow em um projeto de Sitecore. Todos os templates existentes necessitariam utilizar o novo workflow. Eu até poderia ir manualmente em cada template e atualizar manualmente, mas como eu sou um desenvolvedor, normalmente quando eu tenho que realizar uma atividade repetitiva eu penso em formas de automatizá-la. Neste caso, como haviam alguns templates a serem atualizados, eu decidi escrever um script de powershell para atualizar todos.

O módulo Sitecore Powershell Extensions é otimo para automatizar atividades como essa, das quais normalmente necessitam de passos manuais e repetitivos. Se você é um desenvolvedor de Sitecore e ainda não utiliza, eu recomendo dar uma olhada. Esse módulo vem com várias funcionalidades interessantes como relatórios, integrações com o Editor de Conteúdo, Painel de controle, além de vir com muitos comandos que facilitam a construção de scripts para manipular os itens em Sitecore.

Script

Voltando ao cenário descrito no início do post, eu criei o seguinte script(ligeiramente adaptado para o fim do post):

$templates = Get-ChildItem -Path "/sitecore/templates/My Project Templates" -Recurse | Where-Object { $_.Name -match "__Standard Values" } | ForEach-Object{
       $_.__Workflow = "{A5BC37E7-ED96-4C1E-8590-A26E64DB55EA}"
}

O que esse script está fazendo é pegando todos os itens standard values que são descendentes do caminho “/sitecore/templates/My Project Templates”, que é o caminho onde os templates do meu projeto estavam. Depois ele percorre os resultados e configura o no campo workflow o GUID do workflow que eu havia criado, que nesse caso era “{A5BC37E7-ED96-4C1E-8590-A26E64DB55EA}”.

Simples certo? Bem é por isso que eu pessoalmente gosto de utilizar o módulo Sitecore Powershell Extensions sempre que eu posso, pois ele facilita muito as coisas. Se você tiver interesse, é possivel fazer o download diretamente daqui.  Você também pode ver o livro online que tem muitos exemplos interessantes e uma documentação bem completa sobre o módulo, além de ter o suporte da comunidade no canal do Slack #module-spe.

Same post in english here

Leave a Reply

