Sitecore Path Analyzer parou de funcionar no Sitecore 8.1. Como posso resolver isso?

Estou trabalhando em um projeto que esta na versão 8.1 do Sitecore, após um upgrade da versão 6.5. Notei que o Path Analyzer não estava funcionando, e como foi difícil encontrar uma solução para isso na Internet, achei melhor compartilhar isso através deste post.

Vamos la. Após logar no Sitecore, e clicar no icone Path Analyzer, no Launch Pad, eu vi este erro:

pathanalyser1

Buscando solucionar o problema eu acessei a pagina do path analyzer para ver qual mensagem de erro que estava ocorrendo. Esta página fica no caminho  http://hostname/sitecore/admin/pathanalyzer.aspx

Ao abrir a página vi que ela estava lançando uma exceção do tipo NullReferenceException:

pathanalyser2

Para resolver este problema você precisa habilitar o cliente do path analyzer para comunicar com o servidor de reporting remoto, fazendo as seguintes mudanças nos arquivos de configuração, conforme descrito aqui:

Habilitar o arquivo Sitecore.PathAnalyzer.RemoteClient.config e desabilitar os arquivos Sitecore.PathAnalyzer.Processing.config e Sitecore.PathAnalyzer.Services.RemoteServer.config.

Após fazer estas mudanças, o Path Analyzer voltou a funcionar. Agradeço ao  Jose Neto pela ajuda  ao buscar uma solução para esse problema.

O post em inglês pode ser lido aqui

 

Advertisements

Sitecore Path Analyzer not working properly on Sitecore 8.1. How can it be fixed?

While working with an upgraded Sitecore build from 6.5 to 8.1 I have come across an issue with Path Analyzer that I thought worth sharing as I had trouble finding solutions to it on the internet.

After logging into Sitecore and clicking on the Path Analyzer button on the Launch Pad I saw this error:

pathanalyser1

To troubleshoot I tried accessing the pathanalyzer page to get the details of the error. The page lives on the path http://hostname/sitecore/admin/pathanalyzer.aspx

When I opened that page I saw a NullReferenceException error:

pathanalyser2

To solve this you need to enable the path analyzer client to communicate with the remote reporting server by making the following changes, as described here:

Enabled the file Sitecore.PathAnalyzer.RemoteClient.config and disable the files Sitecore.PathAnalyzer.Processing.config and Sitecore.PathAnalyzer.Services.RemoteServer.config.

After making this change the Path Analyzer started working again. Credits to Jose Neto for the help

The portuguese version of this post can be read here